No mundo dos sonhos com as fábulas escoteiras

No mundo dos sonhos com as fábulas escoteiras
A aventura está apenas começando

domingo, 17 de julho de 2016

Pierre Joubert.


Conversa ao pé do fogo.
Pierre Joubert.

                        Muito copiado pelos escoteiros de todos os países, os desenhos de Pierre Joubert fizeram história no Movimento Escoteiro Mundial. São seus os desenhos escoteiros mais conhecidos no Brasil e, talvez, em todo o mundo, tendo dado rosto aos escoteiros franceses e belgas durante dezenas de anos. Pierre Joubert nasceu a 27 de Junho de 1910, em Saint-André-des-Arts, Paris, França. Teve seu primeiro contato com escoteiros pela primeira vez, em 1924, e, no ano seguinte, decidiu entrar para o Grupo 14 daquela cidade. Estudou na “École des Arts Appliqués”, em Paris. 

                        Em Setembro de 1927, no Campo Escola de Chamarande, o Comissário Nacional Paul Coze, examinando um dos seus blocos de desenho, propõe-lhe que ilustre a revista dos Scouts de France. A sua primeira capa da revista surge a 1 de Novembro de 1927. A partir de 1934, a sua colaboração com as publicações dos Scouts de França passou a ser permanente e oficial, ilustrando revistas, livros e calendários. 

                        Os seus desenhos contribuíram para a definição de um novo estilo de escoteiro, desde o uniforme até às atividades arrojadas e com muita aventura. Foi ele quem criou o desenho da insígnia oficial dos Scouts de France que apareceu em 1940. Pierre Joubert ilustrou também livros e manuais para outras associações Escoteiras na França, Bélgica e no Canadá. 


                        A partir de 1937, ilustrou livros de aventuras para jovens, nomeadamente a conhecida série “Signe de Piste”, da editora Alsantia, que hoje tem muita procura no mercado de colecionadores de banda desenhada. As aventuras vividas pelo príncipe Éric e seus amigos, onde entravam escoteiros, levaram muitos jovens a entrarem para o escotismo. Nos anos 50, Pierre Joubert produziu uma quantidade enorme de ilustrações para as coleções "Marabout Júnior” e “Pocket Marabout”, da editora Marabout, incluindo mais de cem livros da série “Bob Morane”. Faleceu em La Rochelle, a 13 de Janeiro de 2002, aos 91 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário